Antes, um saibro, um chão pelado quase sem vida. seria injusto dizer que era totalmente sem nada já que algumas árvores solitárias resistiam (e ainda resistem) ao sol intenso, ao vento forte e à maresia do local. No centro do Rio de Janeiro, no verão que chega a mais de 40 graus nenhuma dessas - quase vida - demonstram qualquer potencial de refrescarem o ambiente, nem daqui a 30 anos. Ao lado do museu que pensa o amanhã, o cenário não era o que desejaríamos para as futuras gerações.
Aos poucos 1,125 metros quadrados de potenciais geradores de vida foram sendo instalados e preparados para uma nova paisagem. Alguns sacos de argila, terra e matéria orgânica foram preenchendo o vazio dos caixotes formando um berço para alguns recém nascidos e outros ainda no seu formato adormecido. trinta e duas mãos iniciaram a transformação. Ao dia seguinte foram mais vinte e seis, nos três meses que sucederam, mais de cem.
Hoje, quem passa por ali, não tem como não notar alguns mini óasis retangulares. Se antes uma formiga era vista no chão só de passagem, hoje, se quiser, alimento não vai faltar. Aranhas, borboletas, mariposas, joaninhas, minhocas nos mostram um novo ambiente criado naquele espaço. Lagartas, pulgões, e outras mini espécies não tão desejadas aos olhos de quem apenas observa, nos indicam que uma colheita já passou do tempo, alguma espécie que deveria ter sido podada ou outras que não se mostraram no melhor potencial quando consorciadas. Se antes os únicos alimentos vistos por ali eram pipoca e churros, hoje temos mostarda, alface, rúcula, manjericão, salsinha, cebolinha, almeirão, orégano, beldorega, capuchina, jiló, tomate, berinjela ...
Esse é só o começo do que desejamos pro amanhã. Mas pra existir amanhã é preciso começar hoje!
Esse projeto se chama Altitude e foi criado em parceria com o Clube Orgânico através de um matchfunding na Benfeitoria com a Youse. 150 pessoas apoiaram o projeto e permitiram que mudássemos, por 6 meses, o cenário do Museu mais visitado do Brasil, o Museu do Amanhã.
Todo último sábado do mês realizamos no local uma oficina gratuita de Horta Agroflorestal. Vem fazer parte desse time e construir o amanhã com a gente :)
Inscrições: Oficina Horta do Amanhã.